sábado, 1 de janeiro de 2011

DISCOS VIRTUAIS

O backup sempre foi um recurso para se previnir de eventuais problemas com o micro. Trata-se de uma operação simples, mas trabalhosa.

Os arquivos que você vai criando no micro, as músicas baixadas os vídeos as fotos em fim tudo isso, vai enchendo a máquina, carregando a "mémoria" física da máquina, sua capacidade de armazenamento. 

Essa capacidade é medida em bites, 1 BITE, 1 KB, 1 MB, 1 GB, 1 TB, parecido com quilomêtros ou litros.

Os arquivos que você baixou tem essa medida  como referência. Aquela musiquinha legal que tem ai, ocupa digamos 3,5 mb do espaço disponível em seu micro, assim ocorre com as fotos, os  vídeos , os textos etc.   Isso vai "enchendo" a máquina e é como se ela fosse ficando mais pesada com o tempo, então vem os riscos.

Baixar coisas constantemente aumenta o risco de "contaminação", você pode pegar vírus mais facilmente. Falaremos sobre segurança depois. Agora interessa o seguinte: problemas aparecem e por vezes, o computador para de funcionar, vírus, travamento,queda de energia etc, dai a importância do backup ou copia de segurança.
 
Basicamente consiste em fazer copia dos arquivos que você tem no computador. Voce pode fazer isso,hoje, de diversas maneiras. Vamos a mais comum. Insira um cd ou dvd no drive de cd/dvd e vai selecionando os arquivos, depois manda gravar.

Ai é que tá o problema, você precisa ser muito organizado, etiquetar os discos e guardá-los adequadamente para poder recuperar a informação mais tarde, caso contrário você vai acumular discos sem referências e ai adeus a informação armazenada, não vai saber onde tá o que.

Uma solução que me parece legal e tenho utulizado cada vez mais é um disco virtual. Basicamente é um servidor que disponibiliza espaço para que você possa armazenar seus arquivos. Assim você não precisa gaurdar nada consigo, fica tudo arrumadinho online e disponível assim que você precisar. E, onde encontrar  este disco virtual?

Tem vários serves na internet que disponibiliza espaço para armazenamento.Vamos falar de alguns deles:

1. HOTMAIL, YAHOO, GMAIL, praticamente todos os serviços de correio eletrônico disponibilizam espaço de armazenamento e o melhor, no caso desses ai, o espaço é gratuito.Se você tem um conta em algum desses serviços você já tem um disco virtual. No caso do Hotmail este espaço é de 25GB, espaço pra caramba, da para guardar muita coisa.
Para acessar estes espaços basta entrar na sua conta e na parte dos menus escolha SKYDRIVE, no hotmail, nos outros não lembro agora, mas fuça lá que você encontra.   
2. SERVIÇOS ESPECIFICAMENTE DE ARMAZENAMENTO, como o 4SHARED que disponibiliza gratuitamente 10GB para armazenagem gratuita. 
Tem também o FILESERVE, só que tem uma limitação importante, ele só conserva os arquivos por 4 meses no modo gratuito.
Também o DEPISTOFILE que tem a mesma função de armazenamento.     
Todos os serviços listados aqui exigem cadastro, abertura de conta, mesmo com limitaçõe as contas são gratuitas servem bem ao proposito. Todos eles também ofrececem muto mais opções e espaço se você quiser pagar, o que eles chamam de conta premuim, mas voce não precisa pagar nada para usar os serviços básicos. 
Para o usuário comum a conta básica serve muito bem.. Eu sou professor, uso esses serviços rotineiramente e não pago nenhum deles.
Abaixo os links dos serve de armazenamento.
4SHARED
FILESERVE 
DEPOSITFILE

Nenhum comentário:

Postar um comentário